07
Jun 11

 

 

 

Segunda-feira é comum sentirmos uma preguiçinha para voltar ao trabalho, porém se você tem notado que está constantemente sem motivação, o ideal é investigar a causa desta sensação. Quem sabe não está na hora de você procurar a sua paixão?

Calma, não estamos falando de relacionamento, mas sim de trabalhar naquilo que você ama. Fazendo o que gosta, você nunca mais verá seu trabalho como uma obrigação e dedicará a ele horas e horas sem pestanejar. Isso tanto é verdade que basta você analisar sua reação quando está entretido com algum hobby. A empolgação é tanta que você nem vê a hora passar.

Se já existe algo que você ama fazer, por que não tentar ganhar dinheiro com isso? Se ainda não descobriu sua vocação, inspire-se com estas dicas que selecionamos para vocês:

Para descobrir sua paixão

1.    Você já ama fazer alguma coisa? Você tem um hobby, ou amava fazer alguma coisa quando criança, mas nunca a considerou como sendo uma possibilidade? Seja ler histórias em quadrinhos, colecionar alguma coisa, fazer alguma coisa, criar ou construir, deve existir um jeito de transformar isso em dinheiro. Abra uma loja de quadrinhos, ou crie um website de quadrinhos. Se já existe alguma coisa que você ama fazer, você já tem meio caminho andado. Agora basta pesquisar as possibilidades de ganhar dinheiro com isso.

2.     Sobre o que você passa horas lendo? Quando eu me apaixono por alguma coisa, eu leio sobre ela por horas a fio. Eu compro livros e revistas. Eu passo dias na Internet descobrindo mais e mais. Deve haver algumas possibilidades pra você… e todas elas são carreiras possíveis. Não ignore esses tópicos. Investigue-os.

3.    Brainstorm. Nada te vem na cabeça agora? Bem, pegue uma folha de papel e comece a rascunhar ideias. Qualquer coisa que surgir, escreva. Dê uma volta pela casa, olhe no computador e na estante, procure inspiração, e escreva. Não existem ideias ruins nesse estágio. Anote tudo, e avalie depois.

4.    Pergunte, e navegue pelas possibilidades. Peça ideias pra outras pessoas. Veja o que outros descobriram como sendo suas paixões. Procure por ideias na Internet. Quanto mais possibilidades você encontrar, maiores são suas chances de encontrar sua paixão.

5.    Faça um teste primeiro. É melhor testar sua ideia antes de se jogar nela como uma carreira. Pratique como um hobby ou um segundo emprego antes, pra que você possa ver se é mesmo a sua vocação. Você pode amar os primeiros dias, mas vai saber que é mesmo pra valer se ainda estiver apaixonado depois de alguns meses. Se você passar nesse teste, provavelmente encontrou.


Para quem já a encontrou:

1.    Ainda não saia do seu emprego. Se você encontrou sua vocação, sua paixão, não peça demissão amanhã. É melhor continuar no seu emprego enquanto estiver pesquisando as possibilidades. Se você puder exercer sua paixão como um segundo emprego, e conseguir renda pra alguns meses ou um ano, melhor ainda. Vai ter a chance de juntar algumas economias (se vai entrar nos negócios sozinho, vai precisar dessa reserva) enquanto pratica as habilidades de que vai precisar.

2.    Pesquise. Quem mais tem seu emprego dos sonhos? Qual é a experiência deles? Como eles conseguiram trabalho? Do que você precisa? Pesquise na Internet, pergunte a quem você conhece, faça algumas ligações. Quanto mais informação você tiver, melhor.

3.    Quais são os obstáculos? Do que você precisa pra chegar lá? Precisa de aulas? Você precisa conhecer as pessoas certas? Só precisa preencher uma ficha de inscrição? Precisa aprender alguma habilidade nova?

4.    Planeje. Pense em algumas soluções pros seus obstáculos. Se você precisa de aulas ou de uma habilidade, não vai dar pra executar o plano da noite pro dia, mas se não planejar agora, talvez nunca chegue lá. Trace o caminho pro seu sucesso.

5.    Aja. Não espere que a oportunidade venha bater na sua porta. Saia de casa e agarre a oportunidade. Execute seu plano — faça pelo menos uma coisa hoje, e uma por dia, até chegar lá. Pode parecer que vai levar o resto da vida, mas se você se esforçar de verdade, um dia vai alcançar seus sonhos.

6.     Pratique, pratique, e pratique mais um pouco. Não entre nessa com suas habilidades amadoras. Se você quer ganhar dinheiro — ser um profissional — vai precisar de habilidades profissionais. Torne-se excelente na sua futura carreira e você vai ganhar dinheiro nela. Pratique por horas a fio. Se é algo que você ama, a prática vai ser algo que você vai querer  fazer.

Consiga seu emprego dos sonhos, fazendo uma coisa pela qual você é apaixonado, e nunca mais vai precisar se motivar pra ser produtivo. Boa sorte!

  Fonte: Blog Lucas Teixeira.

 

publicado por Maria às 23:52

1 comentário:
Olá
É tão bom fazer-se o que se gosta e realmente o tempo passa e não se dá por ele.
Boa semana
geriatriaaminhavida a 8 de Junho de 2011 às 13:57

Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

20
21
22
23
24
25

26
28
29
30


mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO