04
Mar 11

 

ADELINO CUNHA E BOB PROCTOR

 

 

 

Há apenas 5 anos atrás, falar em sonhos era tabu. Quando falava de sonhos, de que devíamos sonhar, da importância de termos sonhos a realizar, para nos sentirmos vivos e vivermos a vida com paixão, logo apareciam aqueles que diziam que eram realistas, que não devemos ter sonhos mas sim objectivos. Os que dizem que devemos ter os pés assentes no chão.
Apenas 5 anos passaram e hoje ouvimos falar de sonhos na TV, na publicidade outdoor, na publicidade dos bancos, nos discursos dos políticos, etc.
Ainda bem que já podemos sonhar abertamente e falar dos sonhos. Agora, a questão que se coloca é a de saber como transformar esses sonhos em realidade.
Como em muitas coisas na vida, esta também já não é novidade, já que há milhares de anos que se sabe como fazer. O que acontece com muitos de nós, é que sabemos o que temos de fazer, mas não sabemos porque não o fazemos. Isso necessitaria de uma análise mais profunda e vale a pena fazer-se essa análise porque no final é da nossa vida e da nossa felicidade que estamos a falar.
Tal como para se concluir uma Licenciatura, há um método e uma sequência de passos, o mesmo existe para se alcançar e realizar sonhos, dado que há muito foram estudadas as atitudes, maneiras de pensar e de agir de grandes e pequenos realizadores, e hoje conhece-se o padrão que os leva ao sucesso.
No meu livro Rumo à Terra dos Sonhos explico isso em detalhe, mas gostaria de aqui vos deixar um resumo que pode ser útil e acima de tudo pode provocar-vos e fazer com que durante algum tempo pensem nisto e analisem se quando conseguiram algo na vossa vida, se aplicaram ou não este método.

Podemos dividir o processo em 4 etapas que evoluem ciclicamente:

1º Saber exactamente o que quero (o quê, porquê, para quê, quanto custa, quando o quero);
2º Comprometer-me totalmente para atingir esse sonho, não me deixando desviar da rota que me leve ao sonho;
3º Fazendo o que tenho de fazer para o materializar e tornar real;
4º Avaliar continuamente o progresso e verificando se estou a caminhar na direcção do que quero, ou se me estou a desviar ou a iludir.

Todos os 4 passos são críticos e basta não fazer um deles, para que o processo não se verifique.

Imagine querer ser rico, sem definir o que isso é para mim... (falha o passo 1)
Imagine querer emagrecer e resolver fazer exercício 3 vezes por semana, durante 6 meses, e apenas o fazer quando está bom tempo...(falha o passo 2)
Imagine saber que tenho uma reunião importante e não comparecer ... (falha o passo 3)
Imagine estar a trabalhar na mesma empresa há 10 anos, ganhando o salário mínimo e sonhando em ter uma casa com piscina, court de ténis e um Porsche à porta, tudo pago, daqui a 5 anos… (falha o passo 4, porque provavelmente não avalia se o veículo económico que utiliza e as acções que realiza vão na direcção pretendida, ou estão desajustados).

Em todos estes casos, o que vemos é uma ilusão e não um sonho.
Há ilusões interessantes, mas só os Sonhos se podem tornar realidade. Para que tal aconteça há que trabalhar mas de forma eficiente e sabendo como o fazer.

Voltaremos a este assunto em breve.

Adelino Cunha
Fundador do I Have the Power® - Excelência Pessoal e Sucesso ao alcance de Todos
www.ihavethepower.net

Recomende este artigo aos seus amigos

publicado por Maria às 17:00

7 comentários:
bom e fliz Carnaval
em alegria

e referindo o desenrolar do exposto
não é fácil

às vezes morremos na praia
por assim dizer...

beijinhos pra ti
jabeiteslp a 8 de Março de 2011 às 11:54

Amigo agradeço muitissimo a sua ternurenta presença! Passei um dia feliz com a FAMÍLIA! Beijo com ternura.
Maria a 8 de Março de 2011 às 19:42


e na beleza da família
o encanto perdura
em toda a nossa ternura...

jocas da Covilhã em toda a mesura do sentir
jabeiteslp a 11 de Março de 2011 às 23:16

Olá minha amiga peço desculpa de só agora vir aqui deixar um comentário e pedir perdão de andar ausente. Desculpe-me também de ter privatizado uns blogs que deixei e não lhe ter dado conta dos novos onde estou minha amiga. Adicionei-a até para não deixar mais um dia sem lhe agradecer toda a amizade, carinho e simpatia que a amiga sempre me demonstrou. Li este maravilhoso post e mais convencida fiquei que temos de preservar os amigos de quem gostamos, de lutar por eles e guardá-los no coração como mais um sonho lindo que realizámos. Um imenso beijinho amiga. Um resto de boa semana!
omeueudepapel a 9 de Março de 2011 às 23:32

um feliz e maravilhoso dia
beijinhos Maria
jabeiteslp a 10 de Março de 2011 às 09:46

Eu vou recomendar este texto a algumas amigas minhas que já costumam visitar o seu blog.
our side a 11 de Março de 2011 às 19:05

Acho que vão gostar :)
our side a 11 de Março de 2011 às 19:06

Março 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11

13
14
15
16
17
18
19

21
22
23
24
25
26

27
28
30
31


mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO